A acção iniciou-se com a apresentação da Dra. Maria Clarisse de Jesus e do seu colega Luís. A seguir, foi a vez de os funcionários apresentarem-se (nome e idade) e dando a conhecer também os seus hobbies.
Para dar início à sessão, foi lançado o desafio Defina com uma palavra o significado de Gestão do Orçamento Familiar. A conclusão retirada foi que gerir o orçamento é gerir os vencimentos de cada um. Mas, para que haja uma boa gestão do orçamento familiar, é preciso que saibamos como distinguir publicidade de informação. No início, a maioria dos formandos disse que ambos os conceitos têm o mesmo significado mas, com o exemplo de um produto, chegou-se ao consenso de que os conceitos são diferentes.
A publicidade limita-se a dar pequenas notas de incentivo ao consumo, não discriminando todas as características de um produto.
A informação dá um conjunto de notas detalhadas acerca desse mesmo produto, como é o caso dos rótulos das embalagens.
Depois, foi colocada a questão É possível ignorar a publicidade? A maioria dos formandos disse que não, mas bastou tocar-se em pontos como comprar coisas de marca ou trautear a música de um anúncio publicitário para se perceber que todos já fomos mais ou menos influenciados pela publicidade. A publicidade está em todo o lado, tem cor e tem som. Nós temos sentidos e por isso somos influenciados pela publicidade!
Foi também abordada a questão dos cartões das grandes lojas (como é o caso do cartão Mo**** ou Conti*****). A Dra. Clarisse fez questão de salientar que esses cartões são só benéficos se não nos sentirmos necessitados a ir sempre a esse estabelecimento, mesmo que não tenhamos descontos.
De seguida, foi colocada a questão O que é um contrato?
Um contrato é assumir um compromisso, quer seja por escrito ou oral. Mesmo quando estamos a comprar um bolo estamos a fazer um contrato. É também preciso saber que um contrato tem obrigações e benefícios para ambas as partes.
Por fim, foram dadas uma série de dicas para a poupança, das quais se descatam:
- Comprar na época de saldos;
- Não ir às compras de barriga vazia para evitar os desejos;
- Não levar crianças nas cadeirinhas dos supermercados porque há brinquedos ao nível do seu ângulo de visão por todo o supermercado;
- Guardar as facturas até ao fim da vida dos bens;
- Não comprar produtos amolgados porque revelam mau acondicionamento e mau tratamento.
Por fim, foi dada uma folha em branco, em que cada um dos formandos deviam desenhar o que mais gostariam de ter na sua vida e esses desenhos serão apresentados no fim do ano lectivo.
Cumprimentos
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